Tema: Assim se forma a Identidade
Subtema: Saboreando, Conhecendo a Aprendendo com os Alimentos
SABOREANDO, CONHECENDO E APRENDENDO COM OS ALIMENTOS
INTRODUÇÃO
|
JUSTIFICATIVA
A capacidade de se perceber como indivíduo que ao longo do processo educacional, recebendo os estímulos necessários torna-se um ser cada vez mais independente, é parte do trabalho realizado nas Creches e CMEI dentro do eixo Identidade.
Um bom desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico está intimamente ligado à progressiva construção da personalidade e das capacidades de relacionamento e comunicação, que se dão durante toda a evolução da criança.
Dentro do projeto: Saboreando, conhecendo e aprendendo com os alimentos a criança irá participar de atividades que estimulam e exploram os sentidos que serão desenvolvidas de forma lúdica, utilizando-se dos mais variados recursos como teatro de fantoches, brincadeiras, passeios, músicas, versos, experimentação e tudo que leve-a a descobrir os sabores dos alimentos com prazer.
OBJETIVOS
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos mais rejeitados;
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Reconhecer e nomear os diferentes tipos de alimentos;
Conscientizar sobre a importância da higienização dos alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes ( lista de frutas, receitas...);
Identificar cores, texturas e sabores dos alimentos;
Possibilitar situações de aprendizagem mediadas para o
desenvolvimento da autonomia nas ações de cuidado pessoal, auto-
organização, saúde e bem estar.
ESTRATÉGIAS
Músicas;
Livro de pano com ilustração de frutas;
Colagem com figuras;
Passeio ao horti-fruti e ao horto municipal;
Experiências ( receitas)
Pinturas;
Confecção de fantoches;
Contação de estórias;
Confecção de máscaras;
Teatro de fantoches;
Quebra-cabeça;
Visita aos vizinhos da creche ( reconhecimento de plantas);
Piquenique;
Observar o cardápio da creche;
Recorte e colagem;
Murais com o tema frutas, legumes ou hortaliças;
Modelagem;
Confecção de maçã com garrafa pet;
Confecção de boneco articulado com batata;
Pintar rolo de papel higiênico para transformar em tronco de árvore;
Brincadeiras explorando os sentidos: cores, formas, texturas , cheiros e sabores;
Experiências com legumes e frutas : cortar a ponta da cenoura e deixar na água, secar cascas de laranja...
Observação e registro da transformação dos alimentos, como: suco de frutas;
Palestra para os pais ( nutrição).
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, através de atividades que irão desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
O educador anotará as descobertas, manifestações, dificuldades e as expressões relacionadas ao desenvolvimento dos alunos, bem como verificar os avanços.
Acompanhando e registrando em Portfólio a trajetória da criança dentro do projeto e assim ter visibilidade do aprendizado.
Através destes instrumentos de avaliação o educador terá referências para a reflexão do trabalho desenvolvido e possibilidade de pontuar sucessos e o que precisa ser melhorado
















Creches se
reúnem para momento de leitura
reúnem para momento de leitura
A atividade contou com a participação de alunos, professores, direção e equipe pedagógica da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva (Centro), do Centro de Educação Infantil raquel Maria de Queirós Mattosos (Santa Catarina) e da anfitriã, o Centro de Educação Infantil Manoel Ribeiro (Caxias).
Visita do Caminhão de Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário