quinta-feira, 29 de abril de 2010

Eventos

Alunos desenvolvem atividades sobre Projeto Alimentação

Tema: Assim se forma a Identidade
Subtema: Saboreando, Conhecendo a Aprendendo com os Alimentos

SABOREANDO, CONHECENDO E APRENDENDO COM OS ALIMENTOS



INTRODUÇÃO

Desde o nascimento, a criança necessita da alimentação para garantir seu pleno desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, começam os desafios e descobertas e para que a mesma aprenda a alimentar-se de forma correta desde cedo, adquirindo hábitos alimentares saudáveis é necessário que o educador proporcione atividades que permitam a manipulação e degustação de alimentos de sabores variados, estimulando os sentidos.

JUSTIFICATIVA

A capacidade de se perceber como indivíduo que ao longo do processo educacional, recebendo os estímulos necessários torna-se um ser cada vez mais independente, é parte do trabalho realizado nas Creches e CMEI dentro do eixo Identidade.
Um bom desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico está intimamente ligado à progressiva construção da personalidade e das capacidades de relacionamento e comunicação, que se dão durante toda a evolução da criança.

Dentro do projeto: Saboreando, conhecendo e aprendendo com os alimentos a criança irá participar de atividades que estimulam e exploram os sentidos que serão desenvolvidas de forma lúdica, utilizando-se dos mais variados recursos como teatro de fantoches, brincadeiras, passeios, músicas, versos, experimentação e tudo que leve-a a descobrir os sabores dos alimentos com prazer.

OBJETIVOS

 Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos mais rejeitados;
 Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
 Reconhecer e nomear os diferentes tipos de alimentos;
 Conscientizar sobre a importância da higienização dos alimentos;
 Entrar em contato com textos de gêneros diferentes ( lista de frutas, receitas...);
 Identificar cores, texturas e sabores dos alimentos;
 Possibilitar situações de aprendizagem mediadas para o
desenvolvimento da autonomia nas ações de cuidado pessoal, auto-
organização, saúde e bem estar.

ESTRATÉGIAS

 Músicas;
 Livro de pano com ilustração de frutas;
 Colagem com figuras;
 Passeio ao horti-fruti e ao horto municipal;
 Experiências ( receitas)
 Pinturas;
 Confecção de fantoches;
 Contação de estórias;
 Confecção de máscaras;
 Teatro de fantoches;
 Quebra-cabeça;
 Visita aos vizinhos da creche ( reconhecimento de plantas);
 Piquenique;
 Observar o cardápio da creche;
 Recorte e colagem;
 Murais com o tema frutas, legumes ou hortaliças;
 Modelagem;
 Confecção de maçã com garrafa pet;
 Confecção de boneco articulado com batata;
 Pintar rolo de papel higiênico para transformar em tronco de árvore;
 Brincadeiras explorando os sentidos: cores, formas, texturas , cheiros e sabores;
 Experiências com legumes e frutas : cortar a ponta da cenoura e deixar na água, secar cascas de laranja...
 Observação e registro da transformação dos alimentos, como: suco de frutas;
 Palestra para os pais ( nutrição).


AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, através de atividades que irão desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
O educador anotará as descobertas, manifestações, dificuldades e as expressões relacionadas ao desenvolvimento dos alunos, bem como verificar os avanços.
Acompanhando e registrando em Portfólio a trajetória da criança dentro do projeto e assim ter visibilidade do aprendizado.
Através destes instrumentos de avaliação o educador terá referências para a reflexão do trabalho desenvolvido e possibilidade de pontuar sucessos e o que precisa ser melhorado




















Creches se
reúnem para momento de leitura

Oportunizar a prática da contação de histórias para crianças desde os primeiros anos escolares. Foi com este objetivo, que a professora de leitura, Cristiani Barcelos, promoveu um dia voltado para as diversas formas de leitura através da ludicidade, com apresentação de teatro de bonecos de fantoches, visita à biblioteca volante e o momento com o antigo contador de histórias da Fazenda Machadinha, Senhor Tide, que encantou todos os que estavam presentes.

A atividade contou com a participação de alunos, professores, direção e equipe pedagógica da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva (Centro), do Centro de Educação Infantil raquel Maria de Queirós Mattosos (Santa Catarina) e da anfitriã, o Centro de Educação Infantil Manoel Ribeiro (Caxias).

Sr. Tide e a coordenadora de Artes, Rozângela

Apresentação de teatro de fantoches Conversa com os alunos É de pequeno que se aprende a contar histórias O encantamento do contador de histórias Atenção em todos os momentos das histórias Esperando a vez de entrar no caminhão Apostos para a nova viagem Ouvindo histórias da professora Curtindo a leitura em grupo Descobrindo a leitura desde cedo Com a colaboração dos amigos Interação entre os alunos durante a leitura Contação de histórias com Tia Cristiani
Muita atenção de todos os alunos Compartihar o mesmo livro com a amiguinha
E prestar atenção à leitura da Tia
Nossos trabalhinhos sobre a história de Quissamã Sobre Tidinho, o contador de histórias

Visita do Caminhão de Leitura

Animação na escolha dos livros Preparação para uma dramatização Profª de sala de leitura Cristiani Interação com os baixinhos É desde cedo que se começa Expectativa para as apresentações Rozângela contando histórias Muitas descobertas através da leitura Escolha dos livros na estante da creche São tantas histórias... Muita concentração durante a leitura Tia Francine lendo para seus alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário