Dedicação, carinho e compromisso
Sala de Leitura
Público-alvo: Creche Municipal e Centros de Educação Infantil
Faixa-etária: 4 meses a 3 anos e 11 meses
Justificativa:
Pensar em um projeto de leitura para essa faixa-etária significa deixar a imaginação fluir, voltar a ser criança no sentido de pensar no que a criança gosta.
São muitos os benefícios que o contato com os livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas, a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura nessa faixa-etária ajuda a despertar na criança a sensibilidade para diferentes formas de fala e ainda tem o efeito positivo sobre a chamada atenção seletiva, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos.
Introdução:
Acredite, não é perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho para a formação de um leitor. Manuseando o livro, os bebês são capazes de identificar a grafia e estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita.
Pensando assim, o projeto de leitura em 2010 se desenvolverá baseado em práticas de leituras, poesias, dramatizações, músicas, trabalho com o corpo e estimulações diversificadas, possibilitando aos alunos se desenvolverem dentro do processo cognitivo.
Atividades desenvolvidas:
Tema: Contação de histórias – Memórias de Emília, de Monteiro Lobato
Descrição da atividade:
Tempo: 15 minutos
1º - Os alunos foram agrupados e sentaram num tapete “mágico”;
2º - Foi apresentado aos alunos um DVD, que conta à história: Memórias de Emília;
3º - Confecção de máscaras dos personagens da história assistida.
Cristiani Barcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário