quarta-feira, 24 de março de 2010

Projetos

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DIVISÃO DE CRECHE

PROJETO 3º BIMESTRE


TEMA: ASSIM SE FORMA A IDENTIDADE


SUBTEMA: SABOREANDO, CONHECENDO E APRENDENDO COM OS ALIMENTOS


INTRODUÇÃO

Desde o nascimento, a criança necessita da alimentação para garantir seu pleno desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, começam os desafios e descobertas e para que a mesma aprenda a alimentar-se de forma correta desde cedo, adquirindo hábitos alimentares saudáveis é necessário que o educador proporcione atividades que permitam a manipulação e degustação de alimentos de sabores variados, estimulando os sentidos.

JUSTIFICATIVA

A capacidade de se perceber como indivíduo que ao longo do processo educacional, recebendo os estímulos necessários torna-se um ser cada vez mais independente, é parte do trabalho realizado nas Creches e CMEI dentro do eixo Identidade.
Um bom desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico está intimamente ligado à progressiva construção da personalidade e das capacidades de relacionamento e comunicação, que se dão durante toda a evolução da criança.

Dentro do projeto: Saboreando, conhecendo e aprendendo com os alimentos a criança irá participar de atividades que estimulam e exploram os sentidos que serão desenvolvidas de forma lúdica, utilizando-se dos mais variados recursos como teatro de fantoches, brincadeiras, passeios, músicas, versos, experimentação e tudo que leve-a a descobrir os sabores dos alimentos com prazer.

OBJETIVOS

 Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos mais rejeitados;
 Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
 Reconhecer e nomear os diferentes tipos de alimentos;
 Conscientizar sobre a importância da higienização dos alimentos;
 Entrar em contato com textos de gêneros diferentes ( lista de frutas, receitas...);
 Identificar cores, texturas e sabores dos alimentos;
 Possibilitar situações de aprendizagem mediadas para o
desenvolvimento da autonomia nas ações de cuidado pessoal, auto-
organização, saúde e bem estar.

ESTRATÉGIAS

 Músicas;
 Livro de pano com ilustração de frutas;
 Colagem com figuras;
 Passeio ao horti-fruti e ao horto municipal;
 Experiências ( receitas)
 Pinturas;
 Confecção de fantoches;
 Contação de estórias;
 Confecção de máscaras;
 Teatro de fantoches;
 Quebra-cabeça;
 Visita aos vizinhos da creche ( reconhecimento de plantas);
 Piquenique;
 Observar o cardápio da creche;
 Recorte e colagem;
 Murais com o tema frutas, legumes ou hortaliças;
 Modelagem;
 Confecção de maçã com garrafa pet;
 Confecção de boneco articulado com batata;
 Pintar rolo de papel higiênico para transformar em tronco de árvore;
 Brincadeiras explorando os sentidos: cores, formas, texturas , cheiros e sabores;
 Experiências com legumes e frutas : cortar a ponta da cenoura e deixar na água, secar cascas de laranja...
 Observação e registro da transformação dos alimentos, como: suco de frutas;
 Palestra para os pais ( nutrição).


AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, através de atividades que irão desenvolver hábitos alimentares saudáveis.
O educador anotará as descobertas, manifestações, dificuldades e as expressões relacionadas ao desenvolvimento dos alunos, bem como verificar os avanços.
Acompanhando e registrando em Portfólio a trajetória da criança dentro do projeto e assim ter visibilidade do aprendizado.
Através destes instrumentos de avaliação o educador terá referências para a reflexão do trabalho desenvolvido e possibilidade de pontuar sucessos e o que precisa ser melhorado




Contação de Histórias é tema de Roda de Leitura nas Creches

Projeto de Leitura
Público-alvo: CrecheMunicipal e Centros de Educação Infantil
Faixaétária: 4 meses a 3 anos e 11 meses
Justificativa:
Pensar em um projeto de leitura para essa faixá-etária significa deixar a imaginação fluir, voltar a ser criança no sentido de pensar no que a criança gosta.
São muitos os benefícios que o contato com os livros, ainda na primeira infância, é capaz de proporcionar. Várias funções psicológicas podem ser desenvolvidas, entre elas, a memória e a capacidade de estruturar as informações. A leitura nessa faixa-etária ajuda a despertar na criança a sensibilidade para diferentes formas de fala e ainda tem o efeito posotivo sobre a chamada atenção seletiva, mantendo-se concentrada numa só atividade por períodos mais longos.
Introdução:
Acredite, não é perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho para a formação de um leitor. Manuseando o livro, os bebês são capazes de identificar a grafia e estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita.
Pensando assim, o projeto de leitura em 2010 se desenvolverá baseado em práticas de leituras, poesias, dramatizações, músicas, trabalho com o corpo e estimulações diversificadas, possibilitando aos alunos se desenvolverem dentro do processo cognitivo.
Atividades desenvolvidas:
Tema: Contação de histórias - Memórias de Emília, de Monteiro Lobato
Descrição da atividade:
1º - Os alunos foram agrupados e sentaram num tapete "mágico";
2º - Foi apresentado aos alunos um DVD, que conta a história "Memórias de Emília";
3º - Confecção de máscaras dos personagens da história assistida.
Tempo: 15 minutos
Cristiani Barcelos
Visita ao Departamento de Divisão de Educação Ambiental
Os visitantes com a equipe de Divisão
Informações sobre os animais empalhados
Muita atenção dos pequenos
Momento de observação dos alunos
Todos atentos para a história do Jurubatiba


Projeto 2010

Tema: Assim se forma a identidade

“A criança, como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca..."


Subtema: Estimulando e facilitando a autonomia da criança.

Introdução:

É importante o respeito à diversidade e a individualidade das crianças, que nessa etapa, apresentam diferenciações significativas entre o tempo biológico ( a hora do descanso, lanche, etc) o tempo psicológico ( que marca a individualidade, a singularidade, a história de vida pessoal ) e o tempo cronológico ( aquele do relógio, da hora marcada. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança como seu meio social. A Creche é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e do outros.

Justificativa:

Por toda a vida, o ser humano vai aprendendo a reconhecer o próprio corpo, seus limites suas particularidades seus desejos e seus impulsos. A tarefa começa no nascimento e se intensifica na educação infantil . Nas atividades de cuidados como banho e higiene bucal, os bebês podem ser estimulados a descobrir os próprios pertences, como sabonetes, toalhas e escovas de dentes. A nomeação dos objetos também ajuda na lição de identidade. É muito cedo para alfabetizar os pequenos, mas destacar na sala e nos abjetos as inicias de cada criança é uma maneira de introduzir o mundo das letras, mostrando, em situações reais de uso, a língua escrita. Além dos objetos de uso pessoal, há outros que revelam gastos e desejos. Desde pequenos, os bebês demonstram preferencias em diferentes situações; na maneira se serem carregados no colo, nos modelos de mamadeira e na escolha dos brinquedos e dos alimentos.

Objetivos:
·Interagir e relacionar-se por meio de fatos;
·Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas. ·Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto individuo.

Procedimentos:

· Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças.
· Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, etc.
·Fazer um desenho de corpo inteiro, e separe, pernas, braços para as crianças pintarem e expor no varal.
. Ao longo do desenvolvimento do projeto, é interessante que o professor proporcione momentos com jogos para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças.
Assim, brincadeiras de asinhas representações de papéis como o de pai, mãe, bebê, filho, professora... são sempre muito bem vindas.
. A organização do baú com roupas e adereço da um toque fantástico no desenvolvimento dessa atividade.

Material necessário:

·Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras realizando atividades que gosta sozinhas e juntos de seus colegas na escola;
·Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa, podem ser pintadas, ou forradas; ·Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes om janelinhas.

Desenvolvimento das atividades:

1- Numa roda, distribuir caixinhas surpresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem;
2-Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: cadê a Luísa, a Luísa onde é q/ está? Cada um leva a sua foto ao cartaz da creche. 3-Fazer um cartaz de pregas representando a creche e outro representando a creche e outro representando a creche e outro representando a casa. Disponibilizando as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no inicio do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente á creche.
4- Tirar fotos das crianças na creche, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.

Avaliação:
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.

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